Nikto Vulnerabilidade

Fala galera, neste tutorial estarei falando sobre o Nikto, um dos scan de finger-footp-vuln que mais gosto.

Acho um scan bem completo porque ele faz um fingerprint, footprint e ainda busca vulnerabilidades.
 Sem mimimi, vamos lá.
Digite Nikto, e exibirá isso a você. Essa é a ajuda básica.




Vamos exibir o comando de ajuda avançado. 
Digite Nikto -H (deve ser 'H' maiúsculo).


Vamos inicialmente usá-lo como um leigo sem setar as configurações. Simplesmente faça assim:
nikto -h http://sitealvo.com


Porém, este scanner irá demorar bastante, por isso geralmente eu seto algumas configurações para agilizar este processo. Você pode também fazer.


Veja no comando de ajuda, a propriedade Tuning do nikto, carrega os scanners para buscas especificas de vulnerabilidades. Observe que cada uma dessas vuln tem um numero ou caracter para representá-lo. Assim sendo, podemos setar somente o que quisermos, isso irá agilizar seu scan :-)

Para usar essa propriedade, você vai digitar o seguinte:
nikto -h http://sitealvo.com -Tuning 1,2,3,c <enter>, observe:


Repare, neste scanner eu selecionei 3 vuln:
4 Injection(XSS, html, script)
9 SQL injection
c Remote souce Inclusion

E claro, você me conhecem, eu não deixaria de falar sobre algo importante!
Proxy, você precisa usar proxy meu filho!!

Talvez você não sabia usar o proxy no nikto, mas eu vou te mostrar agora.

Observe nesse print, no comando de ajuda, bem abaixo, ele mostra que a opção para usar proxy:
-useproxy , mas ele mostra uma observação, que para você usar o proxy, você precisa configurar no arquivo de configurações.


Então vou editar o arquivo de configuração.


Assim que pressionar enter, o arquivo é aberto no nano.


Arraste para baixo até encontrar: #proxy setting 
Então, o proxy estará com um # na frente, significa que a linha está comentada, você precisa remover o # (comentário) para habilitar o -useproxy


Em PROXYHOST= defina o endereço do servidor proxy.
Em PROXYPORT= defina a porta de conexão com o servidor proxy.

Feito isso, pode salvar, e fechar o nano: CTRL+O <ENTER> e depois CTRL+X pra sair.

Agora já pode usar o comando -useproxy


Outra coisa legal, é você salvar seu scan para futura análise. Você pode fazer isso facilmente.
Basta acrescentar o comando -output /pasta/nomedoarquivo.txt (pode usar outras extenções)


Agora vamos confirmar o arquivo que salvamos:


Bom galera, o que eu queria passar é isso, espero que tenham gostado, brevemente eu estarei fazendo um vídeo sobre o nikto bem explicado :-) .

Compartilhe essa postagem nos grupos que participa, nas paginas, e com os amigos!
Premium By Raushan Design With Shroff Templates

Postar um comentário

O que você achou? Deixe aqui seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem